domingo, 12 de junho de 2011

Viagem a MG - Mariana - Quarto Dia (12/06/2011)

Quarto Dia (12/06/2011) ) – Dia dos Namorados

Café da manhã cedinho. Tempo nubladão, com muita serração. “Fogue” mineiro. Lomba abaixo a estação ferroviária nos esperava para o passeio romântico na Maria Fumaça – vagão panorâmico rumo a Mariana. 

Uma vista sensacional da natureza. Serra, túneis, cachoeira, uma estrada muito sinuosa, linda. Tudo bem registrado.

Descendo em Mariana pudemos observar o como a locomotiva realiza o retorno para puxar o trem de volta, a operação é realizada em cima de uma máquina que faz o movimento de 360° em cima de um eixo circular. Pura robótica!

Depois seguimos para a primeira igreja de Mariana Igreja da Sé . Nesta tivemos o prazer de desfrutar de um concerto de Órgão. Segundo consta um dos três únicos em funcionamento no Brasil e também pudemos aproveitar uma aula sobre a história dos órgãos. A igreja em si é tão linda quanto outras que visitamos. O que se destaca é a quantidade de altares, são mais de 10 e pela história foram feitos em épocas diferentes. Podemos verificar isso onde alguns são muito ricos e outros muito simples.

Próxima parada, ao lado da Igreja da Sé visita ao Museu Arquidiocesano de Arte Sacra muitas coisas pra ver, o que mais chama a atenção são as coroas em ouro, os cedros com mais de 2 metros de comprimento e como sempre muita prata e muito ouro. Após almoço tipicamente mineiro no RESTAURANTE RANCHO DA PRAÇA (Endereço: Praça Dr. Gomes Freire, n° 108 – Centro) uma delícia, mais olina e sal de frutas de sobremesa.

Depois para baixar a comida, algumas lombinhas acima, visitamos a Igreja São Francisco de Assis aonde estão os restos mortais do Mestre Athayde , tivemos uma excelente aula sobre a igreja e o cenário político e religioso da época da escravatura pelo nosso guia Fábio, vimos novamente muitas esculturas e pinturas, a novidade aqui foi a interpretação que pudemos observar pelas dicas dadas pelo guia. Na Praça Minas Gerais em frente a esta igreja e a Igreja Nossa Senhora do Carmo (visitada apenas por fora pois estava fechada) encontra-se o Pelourinho de Mariana. Descobrimos que pelourinho é uma construção onde os negros ou qualquer outro condenado da época ficavam presos e sofriam castigos, muito engreaçado achar que pelourinho era apenas na Bahia sendo que lá nem tem a construção, somente uma praça pois segundo consta todas as construções foram destruídas quando da libertação dos escravos. Este de Mariana foi reconstruído para preservar a história. A seguir fomos visitar a   Camara dos Vereadores que fica em frente ao pelourinho.
Foi dia da procissão do divino espirito santo nessa cidade. Então tinha tapete de cerragem na rua. Tiramos fotos.

Ao longe era possível enxergar a Igreja de São Pedro e a Igreja Nossa Senhora do Rosário. Escolhemos ir até a Igreja de São Pedro, lomba acima, não tão ingrime quanto as lombas de Ouro Preto, mas lomba com certeza, de vagar e sempre. Chegando lá tínhamos a opção de subir até o sino, mas seriam mais 75 degraus, não optamos. O interior da igreja não tem ouro. As esculturas foram feitas em madeira pura. Muitos detalhes, muito interessante. Aqui era permitido tirar fotos.

Lomba abaixo, pegamos um ônibus para a rodoviária e na rodoviária outro para Ouro Preto. Chegando em Ouro Preto lomba abaixo hotel, desabamos e dormimos sem janta. Fim do dia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário no Blog da Familia Trindade.